Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Artesanato do Maranhão
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

Criativo e diversificado; é assim o artesanato maranhense; vasos, bolsas, chinelos, toalhas, chapéus, miniaturas inspiradas em símbolos da cultura regional são apenas alguns exemplos dessa grande produção que, nas mãos dos artistas locais, ganham sempre novos tons, cores e formas.

As matérias primas são variadas. Algodão, couro, madeira, argila e até a fibra de uma planta que pouca gente conhece, o guarimã.

Mas o forte mesmo é a palha do buriti. A palmeira, própria de regiões alagadas, é comum nos municípios dos Lençóis Maranhenses. É da palha do buriti que se extrai uma fibra versátil e resistente que dá origem a dezenas de peças comercializadas nas lojas e centros de artesanato.

O processo de produção da fibra e posteriormente das peças, segundo informações do Sebrae-MA é o seguinte:

Apanha-se o olho (broto) da palmeira de buriti. Após sua retirada manual, a artesã puxa o linho (palha). Em seguida coloca para cozinhar em fogo à lenha. Este cozimento é feito logo após a retirada do linho para que o mesmo não fique roxo. Depois escorre-se o linho e se estende para secar ao sol. O linho grosso é separado e em pares é feito uma corda para tecer em diferentes formas, dependendo da peça. O próximo passo é colocar o material numa forma de madeira talhada onde a peça é tecida e feito o acabamento. Finalmente o produto é retirado da forma pela artesã e está pronto para ser usado.

Em Barreirinhas você encontra várias lojas com um diversificado número de produtos de palha de buriti, desde sandálias, chapéus, toalhas, etc, até redes de descanso. Confira.

Barrerinhas

Passeios

Pacotes