Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Rota de Caburé | Rota Lagoa Azul | Rota Lagoa Verde | Lagoa Bonita | Rota de Sto. Amaro

 

Rota Cabure no Maranhão - 2 dias e 1 noite
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

Barreirinhas – Vassouras – Espadarte – Morro Do Boi – Caburé Nível: Leve

1°Dia – Barreirinhas – Vassouras (via voadeira) - Vassouras – Caburé (via trekking)

Horário/Local de Saída: 09h:00m / Barreirinhas

No deck do Bar e Restaurante Bambaê pegaremos uma voadeira que nos levará pelo rio Preguiças até a localidade de Vassouras. O rio Preguiças é um passeio a parte com toda sua fauna e mata nativa exuberante, repleta de pés de açaí, buritizais e mangues com trechos de dunas que serpenteiam suas margens.

Chegaremos em Vassouras, uma extremidade dos Pequenos Lençóis (APA) que encontra o rio Preguiças as 10h:00m, permanecendo no local até o horário do almoço, tempo para visitar as proximidades com dunas e lagoas, tomar um banho de rio, apreciar a visita dos macacos pregos ao local, almoçar, descansar um pouco.

As 14h:30m, a partir de Vassouras, iniciaremos nosso Trekking em direção a Espadarte e Morro do Boi, também áreas dos Pequenos Lençóis (APA) e ponto de apoio para os caminhantes. Durante a caminhada, que deve ser de aproximadamente 03h:30m horas, poderemos observar o contraste de dunas alaranjadas com o verde dos mangues e passar por algumas vilas de pescadores e casas de nativos.

Nos Pequenos Lençóis é possível avistar os vestígios da antiga vegetação de mangue, que foi coberta pelas dunas com o decorrer do tempo. Os vestígios são troncos de árvores de mangue retorcidos pela ação dos ventos que empurram as dunas sobre a vegetação, matando-as e fossilizando-as.

Mais adiante no Morro do Boi, um pequeno povoado de pescadores, pessoas simples e acolhedoras, faremos uma breve parada para tomar água de côco, se refrescar um pouco e seguir viagem para Caburé, uma península entre o mar e o rio Preguiças.

Passaremos a noite em Caburé, desfrutando de todo o encanto desse lugar que à noite se torna ainda mais mágico pela ausência de luz elétrica após as 22:00h. O céu vira uma paisagem cravejada de estrelas e quando é lua cheia se pode enxergar a longas distâncias banhados pela luz suave do luar. É de tirar o fôlego.

2° Dia –Caburé – Ponta da Brasília - Mandacaru - Barreirinhas

Na manhã seguinte, após o café, por volta das 08h:00m faremos uma pequena caminhada pela praia até a Ponta da Brasília que é a ponta mais extrema da península para apreciar o encontro das águas do rio Preguiças com o mar e com um pouco de sorte assistirmos a uma revoada dos pássaros.

Por volta das 11h:30m estaremos de volta para o almoço em Caburé. Depois do almoço, as 14h:30m saída de barco para Mandacaru, onde faremos uma visita ao Farol do Rio Preguiças. Do alto dos seus 160 degraus você terá uma das mais fascinantes vistas da região. Dalí pode ver o mar, Caburé, o rio Preguiças, Atins, Bar da Hora e o início do Parque Nacional dos Lençóis Maranheses. A viagem de Caburé até o porto de Mandacaru dura apenas 20 minutos. A partir do porto uma caminhada de 10 minutos nos leva até o Farol.

Após a visita ao Farol, faremos o caminho de volta a Barreirinhas, subindo novamente o rio Preguiças, passando por igarapés e mangues até a chegada no Bar e Restaurante Bambaê, aproximadamente as 16h:30min.

DISTÂNCIAS APROXIMADAS
ORIGEM DESTINO DISTÂNCIA MEIO TEMPO APROX.
Barreirinhas Vassouras 28Km Voadeira 01h:00m
Vassouras Caburé 8.5Km Trekking 03h:00m
Caburé Ponta da Brasília 4.5Km Trekking 01h:30m
Ponta da Brasília Caburé 4.5Km Voadeira 01h:30m
Caburé Mandacarú 2.0Km Voadeira 00h:20
Mandacarú Barreirinhas 35Km Voadeira 01h:00m
Total do Trajeto   82.5Km  

Barrerinhas

Passeios

Pacotes