Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Rota de Caburé | Rota Lagoa Azul | Rota Lagoa Verde | Lagoa Bonita | Rota de Sto. Amaro

 

Rota Lagoa Verde no Maranhão - 3 dias e 2 noites
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

Barreirinhas - Atins - Canto do Atins - Lagoa Verde Nível: Médio

1°Dia – : Barreirinhas – Vassouras - Caburé - Foz do Rio Preguiças - Atins (via voadeira)

Horário/Local de Saída: 08h:00m / Barreirinhas

No primeiro dia faremos um trajeto de voadeira (lancha rápida) até o ponto de início do trekking em Atins, dessa forma aproveitamos a viagem para um passeio obrigatório em todos os roteiros (veja no site).

No deck do Bar e Restaurante Bambaê pegaremos uma voadeira que nos levará pelo rio Preguiças até a localidade de Vassouras. O rio Preguiças é um passeio a parte com toda sua fauna e mata nativa exuberante, repleta de pés de açaí, buritizais e mangues com trechos de dunas que serpenteiam suas margens.

Vassouras é uma extremidade dos Pequenos Lençóis (APA) que encontra o rio Preguiças. Um Quiosque de nativos recebe os visitantes para uma breve parada onde servem alimentos e bebidas. Há no local uma pequena população de Macacos pregos selvagens que frequentam o quiosque pela adaptação sofrida com o tempo. É curioso e divertido, principalmente para as crianças.

Em seguida partiremos com destino a Mandacaru para uma visita ao Farol do Rio Preguiças. Do alto dos seus 160 degraus você terá uma das mais fascinantes vistas da região. Dalí pode-se ver o mar, Caburé, o rio Preguiças, Atins, Bar da Hora e o início do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A viagem de Vassouras até o porto de Mandacaru dura apenas 20 minutos. A partir do porto uma caminhada de dez minutos nos leva até o Farol.

Após a visita seguiremos de lancha até Caburé para almoço. As 14h:30m partimos para o Atins, com chegada prevista para as 15h:00m. Toda a tarde e inicio da noite estará disponível para descanso, prosa, passeis curtos pelas proximidades e uma boa comidinha antes de dormir.

2° Dia – Atins (Trekking)

Após um café rápido pela manhã, partiremos as 04:h00m para uma caminhada até a Lagoa Verde. O trajeto alterna caminhada pelo vilarejo até atingir uma área de vegetação de restinga entre o mar as dunas, já no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Pode-se com um pouco de sorte observar pelo caminho vários animais nativos e domésticos, como cabras, cavalos, bois e vacas bastando, corujas e gaivotas cuidando de seus ninhos, águias a espreita de alimentos, quero-queros ciscando nos espelho d´água, sabiás, marrecos e outras aves no vai-e-vem do amanhecer, além da movimentação de pescadores saindo ao mar ou puxando suas redes. Podemos assim conhecer melhor a vila de pescadores e a rotina local. O povoado é muito simpático e acolhedor (veja no site)

Uma hora e meia de caminhada a partir do povoado chegaremos ao Restaurante da Luzia, conhecido pelo excepcional camarão na grelha, além de oferecer outros saborosos pratos. Sugerimos deixar seu pedido de almoço reservado para o horário previsto de retorno, antes de continuar a caminhada.

Sempre avistando a nossa direita o conjunto exuberante de dunas e a esquerda o Oceano Atlântico, seguiremos pela praia em direção a Lagoa Verde. Em uma hora estaremos no ponto de entrada para a morraria para o último trecho até a Lagoa Verde. Entre sessenta e cinqüenta minutos é o tempo que se gasta a partir daí para chegarmos à lagoa.

Até aqui teremos caminhado entre três horas e meia e quatro horas e de repente você verá que valeu a pena. Uma imensa lagoa de água verde surgirá na sua frente fazendo um convite explicito para um delicioso e refrescante mergulho. O tempo de permanência fica a critério do viajante, mas lembre-se, o sol aqui é arrasador. Evite muita exposição ao sol, principalmente se não estiver acostumado. Partir entre 09h:30m e 10h:00m é uma boa pedida, tempo para chegar ao Restaurante da Luzia protegido do calor intenso.

Hora do almoço. Desfrute das alquimias gastronômicas da Luzia, refresque-se com sucos, refrigerante ou uma cerveja bem gelada. Depois do almoço, para passar o tempo e esperar por um bom horário para prosseguir a caminhada, nada melhor que uma soneca nas redes espalhadas pelo restaurante. Se preferir outra atividade, você pode escolher entre um bom papo com a anfitriã, uma ida até a praia ou um descanso no gramado, enfim, fique a vontade.

Entre 15h:00m e 16h:00m regressaremos à vila para pernoite.

3° Dia – Atins

No terceiro dia o período da manhã estará a disposição dos viajantes para a programação que acharem melhor dentre tantas possíveis, como por exemplo; uma caminhada pelo igarapé, um banho de piscina e um "dolce far niente", um banho de praia, uma prosa com os nativos ou uma caminhada pelo povoado.

Depois do almoço, por volta das 15h:00m, novamente de lancha, partiremos do Atins com destino a Barreirinhas, onde chegaremos dentro de uma hora de viagem.

DISTÂNCIAS APROXIMADAS
ORIGEM DESTINO DISTÂNCIA MEIO TEMPO APROX.
Barreirinhas Atins 42 km Voadeira 1 Dia
Atins Rest.  Luzia 6,0 km Trekking 01h:50m
Rest.  Luzia Lagoa Verde 6,5 km Trekking 02h:10m
Lagoa Verde Rest.  Luzia 6,5 km Trekking 02h:10m
Rest.  Luzia Atins 6,0 km Trekking 01h:50m
Atins Barreirinhas 42 km Voadeira 01h:30m
Total do Trajeto   109 km  

Barrerinhas

Passeios

Pacotes