Na margem esquerda da Barra, ao lado de Mandacaru mas já na foz do Rio Preguiças, está Atins, uma pequena vila de pescadores na confluência entre o rio e o mar. Atins fica exatamente em uma das extremidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que se pode alcançar numa caminhada de hora e meia.
Exatamente onde as águas do rio encontram o mar, a partir de Atins, se pode ver na outra margem, a Ponta da Brasília, o extremo da faixa de terra que começa pouco antes do Caburé e onde, com um pouco de sorte, você poderá apreciar ao entardecer a chegada de bandos de pássaros vermelhos. São os guarás voltando para seus ninhos e se acomodando para passarem a noite na copa das árvores.
As lagoas do Gavião e da Capivara são outros dois pontos que merecem uma visita e um banho demorado contemplando a natureza ao seu redor. Caminhar pelo igarapé que corta o povoado é um daqueles passeios que te fazem sentir um verdadeiro explorador de novas terras. Caminhando por seu leito sinuoso, raso, de águas claras e de margens com rica vegetação se pode chegar a Barra do Preguiças e de lá avistar o mar.
No canto do Atins, ficam os Restaurantes da Luzia e do Antônio, parada obrigatória para saborear o delicioso camarão grelhado que só eles sabem preparar. Nem pergunte a receita porque esse é um assunto que eles não fazem cerimônia nenhuma em esconder. Resumindo e usando mais o imaginário que as palavras, pense num canto de terra com vegetação exuberante entre o mar, o rio e a imensidão de dunas e lagoas… Assim é Atins.
O Atins também é o novo point dos kitesurfistas no nordeste brasileiro. Kite flat com vento intenso de Julho a Dezembro e boa estrutura de apoio garantem um excelente velejo. Consulte os links abaixo. A Encantes do Nordeste indica a Pousada Jurará para sua estadia no Atins.
Para mais informações: www.pousadajurara.com.br
www.atins.com.br